QUEM SOMOS


COMITÊ POTIGUAR EMERGENCIAL E SOLIDÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA COMBATE A PANDEMIA DO COVID–19 (NOVO CORONAVÍRUS)



A pandemia do novo coronavírus foi declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS desde 11 de março de 2020, a doença altamente contagiosa, foi denominada de COVID-19. Os dados são atualizados diariamente e a cada atualização o número de casos cresce de forma alarmante, no Brasil e no mundo.
O comitê surgiu da necessidades dos movimentos, organizações sociais e federações sindicais de se organizar enquanto setor da sociedade para buscar alternativas viáveis para as famílias em situação de risco no estado do Rio Grande do Norte. Bem como garantir que os agricultores também sintam-se contemplados nas ações.
O Comitê será composto por todos os movimentos sociais, entidades, associações, cooperativas e articulações do terceiro setor implicados na crise sanitária e suas consequências para a vida das pessoas, em especial pobres e vulneráveis, juntamente com o primeiro setor representado por órgãos do governo do Estado do Rio Grande do Norte, assim como, autarquias e órgãos do Governo Federal responsável pelas ações diretas dentro do estado. Ou seja, deve ser multidisciplinar, multiprofissional e Inter setorial, compostos exclusivamente, por organismos coletivos, formais e informais, do primeiro e do terceiro setor. 
O objetivo do comitê é Monitorar e propor soluções articuladas e Inter setoriais dos sistemas de segurança alimentar e nutricional, saúde, assistência social e da sociedade civil, com foco na agricultura familiar e nos grupos mais vulneráveis à fome no estado do RN.
Acompanhar as ações e estimular a criação de Comitês Municipais ou locais de Emergência para articulação dos diferentes segmentos, governo e sociedade civil no sentido de propor diretrizes e medidas imediatas para o enfrentamento à fome e a insegurança alimentar e nutricional de grupos e segmentos mais vulneráveis do campo e da cidade.
Não apenas buscar uma solução imediata contra o vírus, o comitê também será um aporte dos movimentos e demais entidades do terceiro setor para o dialogo com o governo do estado na busca de ações que venham trazer benefícios para a população que mais precisa de ações e politicas publicas.
Principais proposta do comitê é Garantir o atendimento e acompanhamento via agentes de saúde e pela atenção básica de saúde as famílias que estão na zona rural, considerando os decretos e portarias emitidos pelo Governo Federal e Estadual, especialmente pelo fato do envelhecimento e adoecimento desta população, que se tornam prioritárias pela grande maioria estar incluída no fator de risco do COVID-19, por sua vez, exaustivamente debatidas na temática da sucessão rural, como fator de esvaziamento do campo. 
Garantir e contribuir diretamente para o cumprimento do isolamento social, através de ajuda financeira emergencial ou benefícios eventuais, como por exemplo, cestas básicas doadas às populações mais pobres em estado de vulnerabilidade social com perfil para ser incluídos ou já inscritos no Cadastro Único – CadÚnico do Governo Federal.

COMITÊ POTIGUAR EMERGENCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário